14/02/2013

uma nova era no consumo de meios

desde televisores e smartphones até tablets, portáteis e consolas as pessoas estão a consumir conteúdo através de todo o tipo de dispositivos disponíveis "under the sun" (era importante manter a expressão em inglês para se perceber a infografia da Nielson em baixo)! E, mais importante ainda, a consumir conteúdo em diferentes dispositivos (quase) em simultâneo.

isto é um verdadeiro desafio para toda a cadeia de valor no marketing de uma marca, desde os gestores de marca às agências de publicidade, comunicação e meios, passando também pelos próprios meios. Hoje, a elaboração de um plano de meios tem que estar, obrigatoriamente, atenta a esta nova forma de consumo. E se para decidir como estar em TV é preciso ultrapassar um verdadeiro labirinto de números dada a cada vez maior dada a dispersão da audiência pelos canais cabo, agora é ainda essencial, coordenar o anúncio na TV com os display's online (e em qual dos milhares de sítios da internet ou optar pelos Google ads) e, já agora, uma presençazita obrigatória nos Facebook ad's.

o resumo da situação é mais ou menos este:  
alguém a ver tv (um entre os cento e oitenta canais disponíveis), com o portátil no colo, o tablet no jornal diário e o telemóvel no facebook... isto a multiplicar pelo número de elementos da família :) dificultem a vida aqui ao menino que ele gosta! LOL
para começar a ter uma ideia de como o consumo se distribui pelos suportes decidi partilhar aqui esta infografia da Nielson (sou um adepto incondicional de infografia) que resume os principais resultados do estudo U.S. Consumer Usage Report 2012 (ver press aqui). Os dados são da população americana, mas julgo que se usarmos os valores em percentagem e uma regra de "três simples" conseguimos ter uma ideia do que representará em Portugal. 


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