25/06/2013

quando a mensagem real está de cabeça para baixo

queria deixar-vos com este excelente exemplo, do que a "comunicação" tem de interessante! 

ja aqui falei sobre o princípios que "governam" os processos de comunicação (ver post "princípios da comunicação" aqui) e estou cada vez mais convencido que a mestria deles é parte fundamental do sucesso nesta profissão (e noutras claro...)

é verdade que isto também tem uma parte mais pessoal no meio! fiz parte, há alguns anos (muitos?!), da equipa responsável pela criação de uma linha de atendimento telefónico para apoio e prevenção do suicídio... era impossível não reagir a esta campanha

nesta acção impressa criada pela Publicis Singapura, para a organização para a prevenção do suicído Samaritans of Singapore, aparecem imagens de paredes com mensagens escritas / riscadas / grafitadas que, aparentemente, são extremamente positivas

mas na verdade... são ambigramas, palavras ou representações gráficas de uma palavra cujos elementos mantêm sentido mesmo quando vistos numa direção, perspectiva ou orientação diferente. Então,  a mensangem "Eu estou bem" transforma-se em "Salva-me", a mensagem "A vida é excelente" transforma-se em "Eu odeio-me" e, por últmo, a mensagem "Eu sinto-me muito bem" em "Eu estou caindo aos pedaços"






































 
esta campanha faz um excelente trabalho ao descrever visualmente a natureza subtil, muitas vezes escondida, dos sentimentos de tristeza e inflicidade de quem tenta o suicídio. Simples e, espero eu, eficaz em alertar todos para alguns dos "meandros" da comunicação. Excelente, não concordam?

Sem comentários:

Enviar um comentário