31/03/2014

nem tudo o que reluz é ouro

de repente o marketing está morto! e deve ser, urgentemente, substituído pelo "growth hacker"! Silicon Valley ordena =D e o que é um growth hacker? nas palavras de Andrew Chen, no artigo "Growth Hacker is the new VP Marketing"
"Growth hackers are a hybrid of marketer and coder, one who looks at the traditional question of “How do I get customers for my product?” and answers with A/B tests, landing pages, viral factor, email deliverability, and Open Graph. On top of this, they layer the discipline of direct marketing, with its emphasis on quantitative measurement, scenario modeling via spreadsheets, and a lot of database queries. If a startup is pre-product/market fit, growth hackers can make sure virality is embedded at the core of a product."
e lá vem outra vez o "direct marketing" ser o futuro do marketing =DDD sim, digo outra vez porque já algures pelos anos 40 ou 50 do século passado David Ogilvy dizia exactamente o mesmo, só que na altura não eram "cliques", eram cupões de jornais. A obsessão por medir leva a estes radicalismos... nada contra o medir, bem pelo contrário! mas medir o quê?! no caso do "growth hacker" a resposta, segundo Ryan Holiday, é
"Its tools are emails, pay-per-click ads, blogs, and platform APIs instead of commercials, publicity, and money."
ao Andrew Chen e ao Ryan Holiday, deixo a seguinte dado: o tráfego humano na web representa apenas 40% do tráfego total  na rede. Os restantes 60% são causados por "boots" sejam eles bons ou maus



















e esta, hein? eu ainda não estou preparado para deixar a minha profissão nas mãos de boots =D mas só estou a deitar mais lenha para a fogueira. O que acham?

Sem comentários:

Enviar um comentário