01/05/2021

#SemManipulaçãoDigital

no passado, os monstros eram as marcas, que manipulavam o conceito de beleza (real) nas revistas, nas televisões, nos outdoors e nos websites. A culpa assentou na perfeição nas marcas, qual "paciente identificado" e origem de todo o mal

em cima disso, a Dove criou a campanha "Real Beauty", ganhou prémios, construiu marca, mas acima de tudo marcou um ponto de viragem. Nada foi a mesma coisa a partir daqui

só que, ao contrário do que acontecia há cerca de uma década, a manipulação digital – através do Photoshop, por exemplo – já não é exclusiva do mundo profissional. Com as redes sociais e a tecnologia associada, a edição da imagem passou a estar ao alcance de qualquer um/a e a proliferação de "autorretratos  perfeitos" cresceu de forma exponencial

um estudo recente da Dove (quem mais...) mostrou que duas em cada três raparigas, em Portugal, tentam editar pelo menos um aspecto do seu corpo antes de publicarem uma fotografia nas redes sociais! 

e esta hein? #wtf


o mesmo estudo mostra que 76% das raparigas com 13 anos usa filtros ou recorre a aplicações para mudar a sua aparência nas fotografias. Em média, têm 12 anos quando usam este tipo de funcionalidades pela primeira vez (com base num estudo realizado em Portugal, em Março de 2021, sobre a utilização das redes sociais por raparigas, N = 519, 10-17 anos)

o estudo mostra ainda que 41% das jovens preferem ver-se em fotos editadas e 25% lamentam que na vida real não possam assemelhar-se à pessoa que mostram online, sendo que 45% das raparigas gastam mais de 10 minutos a preparar-se para uma selfie 

espera... mas a culpa não era das marcas? ;)

#SemManipulaçãoDigital é o novo movimento da Dove (again...) para ajudar as/os jovens a desenvolver confiança e uma imagem corporal positiva nas redes sociais. A nova campanha, sob o mote “Selfie Invertida” em Portugal, coloca o foco nesta mudança de paradigma e alerta para as consequências negativas que os filtros podem ter na construção da imagem e identidade 



 

o vídeo da ação em baixo, os leões em Cannes vão cair a potes ;)

com isto em mente, a Dove criou ainda o guia “Crescer com Confiança”, destinado a pais e educadores para que possam ajudar os jovens a desenvolver o amor próprio necessário para atingirem o seu máximo potencial; podem consultar tudo na pagina oficial da campanha (aqui)

a campanha viverá em vários canais: televisão, digital, incluindo redes sociais e nos pontos de venda. Além disso, criaram um kit para influenciadores em parceria com a Fujifilm, dado o alinhamento do seu produto com a mensagem da marca: ao contrário das câmaras fotográficas dos telemóveis, as máquinas analógicas da Instax não permitem a manipulação digital e são um meio para capturar momentos reais e sem filtros!

a Ogilvy foi a agência por detrás da ideia criativa e respetiva execução

só resta uma coisa, vénia! mais palavras para quê :) é por isso que adoro o que faço

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