28/01/2021

atos de significado na construção de marcas

desenvolvida pelo designer Eduardo Aires, esta "instalação artística", permanecerá na Livraria Lello até Abril, foi executada por uma equipa especializada na área da conservação e restauro, respeitando o edifício da "Livraria Mais Bonita do Mundo", classificado como Património de Interesse Público

"num grito, simultaneamente, de alerta para a importância do livro e de esperança no futuro, pintamos a nossa icónica escadaria com a(s) cor(es) do ano PANTONE®: amarelo (PANTONE 13-0647 Illuminating) e cinza (PANTONE 17-5104 Ultimate Gray)" (fonte)


 

© Igor Martins / Global Imagens

as tintas das cores Pantone 2021 foram cedidas pela Tollens, empresa do grupo Cromology SAS, parceiro oficial da Pantone

podem ver o processo no vídeo em baixo:

eu quis dar relevo a esta iniciativa, primeiro porque adoro livros, depois porque me parece ser mais um excelente exemplo do que eu chamo de "atos de significado na construção de marcas relevantes", marcas com propósito, ou em inglês (como tanto gostamos no marketing) "purpose-led brands"

já estou a ouvir os mais céticos a dizer "por favor, que exagero, eles só pintaram a escadaria e até estava a precisar! com isto ainda pouparam dinheiro que as tintas foram oferecidas"! Compreendo. Mas para mim, isso é o mesmo que estar em frente a uma fotografia do Henri Cartier Bresson e dizer "esta fotografia também eu tirava"

num momento de clausura e de ser obrigado a fechar portas, este é um ato de resistência, e por isso carrega consigo um significado, para quem lá trabalha e para quem visitará a livraria no futuro

o impacto das marcas junto dos seus targets está cada vez mais ligado a estes atos, sejam eles mais estratégicos ou mais táticos. São atos que justificam a razão de ser da marca no nosso dia a dia, na vida das pessoas 

felizmente são cada vez mais os bons exemplos! e este blog tem-se dedicado em particular a estes atos, como a "linha de vestuário para pessoas com deficiência pela Tommy", a ação da Giotto que criou "um lápis que é um aliado da diversidade cultural", a ação da revista Panenka com "#LasBatasMasFuertes!" ou a ação da Vans "Girls Skate India

o reconhecimento do trabalho da gestão de marketing na melhoria do nível de vida das populações, garantindo em simultâneo a preservação do ambiente e dos recursos naturais e a promoção do crescimento económico, representa um conjunto estimulante de desafios para os próximos anos

vamos a isso!

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