desde que abriu (e fechou) a sua primeira livraria "física" em Seattle em 2015, a Amazon testou e trouxe para o retalho uma série de novas ideias: as famosas lojas de conveniência sem caixas, as "mercearias de frescos" (através da compra da Whole Foods) e as super sexy "pop-up stores" (já fechadas entretanto), onde era possível comprar no local produtos avaliados com mais de 4 estrelas pelos clientes da loja online
a Amazon sempre mostrou a ambição de mais clientes em mais lugares, levando o toque de midas do online para o mundo real. As livrarias fecham (porque efetivamente o online funciona melhor) mas o retalho alimentar parece (reforço, parece) aguentar-se com a Amazon Go e a Amazon Fresh (até porque as pessoas precisam sempre de comer), e de repente...
tchaaaran, a Amazon abre a sua primeira loja de moda, a Amazon Style (e desta vez julgo que não teve de comprar ninguém...)
está lá tudo, como não seria de esperar outra coisa (alienação inclusive!). E hoje já temos:
uns dirão que estamos a "testar" e por isso estes movimentos são
perfeitamente normais, chama-se inovação ;) outros dirão que estamos a
destruir valor no processo, investimentos altos sem tração, que não
deixam lastro... o que vos parece? está a Amazon a fazer um bom ou mau trabalho pelos consumidores? e pela "marca"?
[UPDATE, Nov 23]
"Amazon Style is already out of fashion." [Geek Wire]
“After careful consideration, we’ve decided to close our two Amazon Style physical retail stores and focus on our online fashion shopping experience,” Kristen Kish, an Amazon spokesperson, said in an emailed statement to GeekWire. “Physical retail remains an important part of our business, and we’re continuing to invest in growing our grocery stores business.” (link)[UPDATE, Jan 24]
"Amazon closes its last Fresh Pickup site" [Retail Dive]
"The shuttering of the second drive-up location marks the end of this concept for the retail giant as it proceeds with its grocery business revamp." (link)
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