um cubo de Rubik monocromático em braille

este post vai para além da gestão de marcas, do marketing ou da publicidade! mas é sobre "pensar fora da caixa", aliás, parte integrante da assinatura deste blog

este post é sobre uma ideia que traz um novo significado ao efeito de stroop! um cubo de Rubik monocromático em braille para deficientes visuais. Cada cor foi substituida pela linguagem Braille do nome dessa cor, o que permite aos deficientes visuais poderem usufruir deste quebra-cabeça de culto

este cubo foi projetado pelo artista Konstantin Datz, como parte da exposição "Talk to Me" para o MoMA Nova York. É GENIAL




























podem ver todo o processo de criação aqui

como viralizar uma acção à moda antiga

uma campanha desenhada para invadir fronteiras e a provar que se pode viralizar uma ideia sem ser online, "by the old way"















existem 29 mil rinocerontes no mundo, e a África do Sul é o lar de 75% deles. Os chifres de Rinoceronte chegam a valer no mercado negro mais de 60 mil dólares o quilo, para ser moído e usado como uma hipotética cura para o cancro ou como um tónico.

apesar das abundantes petições e campanhas de consciencialização, os números de rinocerontes mortos continuam a subir. Era preciso encontrar uma maneira de falar diretamente com os responsáveis ​​por criar a procura e mostrar-lhes o que eles estavam a fazer ao comprar esse produto.

então, com ajuda da agência (África do Sul) "reinventaram" os selos postais e transformaram-nos em meio de comunicação. Cada selo tinha uma imagem da carnificina que os caçadores furtivos deixam para trás e uma mensagem na língua chinesa, vietnamita e tailandesa: "diga não ao chifre de rinoceronte".

vejam o vídeo com o case da acção:



gostei particularmente dos posters com selos, uma forma criativa de viralizar o uso. Que acharam?

Puma 'HardChorus'

a ação é da PUMA, de 2010. Só agora vi o vídeo, mas como referência criativa merece palmas: "let yout better half know how you feel"

para celebrar o dia dos namorados, e para mostrar que futebol e namoradas podem e devem ser celebrados em conjunto, a PUMA filmou no "The Pub Beehive" em Tottenham, um grupo de verdadeiros adeptos do clube local a cantar o "Truly Madly Deeply" dos Savage Garden, musica que dedicavam às suas namoradas.



a acção é forte não é? a PUMA acertou em cheio no target, respeitando a cultura e todo o ambiente que rodea o futebol, não deixando ninguém de lado. Uma serenta pouco tradicional, verdade, mas bem impactante, não concordam?

a direcção de arte exemplar ao serviço de cães guia

com a assinatura "Guide dogs are vital for the blind" a acção da Publicis (Canada), para a Fondation MIRA | Chien-guide et Chien d'assistance, é GENIAL. A mensagem lê-se directa e impacta de uma forma que desarma! levanto-me e bato palmas à direcção de arte desta campanha.




um teste de visão, que na verdade avalia a audição

as pessoas estão mais prontas para admitir que precisam de óculos, do que para admitir que podem precisar de um aparelho auditivo, embora tanto a visão como a audição se deteriorem naturalmente com a idade
 

como levar as pessoas a fazer um teste aos ouvidos? até parece fácil agora: fazendo acreditar que é um teste à visão. Esta é uma acção desenvolvida pela DraftFCB, Toronto, para a Union Hearing.

vejam o vídeo:



o vídeo cumpre, e fa-lo de uma forma imprevista e criativa! que vos parece?

depois do candidato, agora a negociação

a tentar repetir o sucesso da recente ação “The Candidate”, a Heineken ataca de novo, agora com acção relacionada com a final da Liga dos Campeões, da qual são patrocianadores oficiais















em “The Negotiation” os homens devem tentar convencer a namorada / mulher / companheira a comprar um par de cadeiras vermelhas, feias e iguais às de um estádio de futebol, por nada menos que US$ 1899. Se conseguir... ganha dois bilhetes para assistir a final entre Bayern e Borussia no Wembley Stadium, em Londres

os argumentos dos homens são de rir, e há quem arrisque tudo como um que tem a coragem de dizer: “É um investimento, assim como aquela tua bolsa cara”.  Vejam o vídeo com o case



a ideia é interessante, mas o poder de viralizar fica muito áquem da acção anterior. Começa a ser um "fado" das sequelas ;) que acham?

fazer compras (ainda) não é com os portugueses



a sondagem Consumer Climate Europe e EUA da GfK para o primeiro trimestre de 2013, revela como
"Portugal regista a mais baixa disposição para comprar, a perspetiva mais negativa em termos de melhoria económica, e a segunda mais baixa expectativa de rendimentos, a par de Itália"
no topo da lista dos países com melhores expectativas económicas? imaginem... a Áustria, a Alemanha e a Roménia. A Alemanha e a Áustria são igualmente os dois países mais confiantes acerca dos seus rendimentos, seguidos pela República Checa. No que diz respeito à disposição para comprar, os europeus mais dispostos a gastar são os alemães, os austríacos e os búlgaros. Ora... uma coisa leva à outra: quanto mais confiante acerca dos rendimentos, mais disposto a gastar!

as perspetivas de consumo são muito diferentes a nível da Europa, quando se trata de avaliar a forma como a economia dos respetivos países se irá desenvolver nos próximos meses. Embora as esperanças de recuperação económica tenham aumentado significativamente nalguns países, noutros foram reduzidas ou até esmagadas.

"Os valores dos indicadores mais elevados verificam-se atualmente na Áustria e na Alemanha (ambos 0,6 pontos), seguidos da Roménia (-13,6 pontos). A perspetiva mais negativa, em termos de melhoria económica, foi registada em Portugal (-43,4 pontos), em França (-41,6 pontos) e na Grécia (-36,9 pontos).

Em termos de expetativas de rendimento os consumidores estão confiantes acerca dos níveis de rendimento estáveis ou em crescimento na Alemanha (29,4 pontos), Áustria (7,6 pontos) e na República Checa (-3,3 pontos).
Em contrapartida, os consumidores franceses (-57,9 pontos), italianos (-51 pontos) e portugueses (-50,8 pontos) estão todos a prever reduções adicionais dos salários, bem como aumentos de impostos e de contribuições."

com uma taxa de desemprego de 17,6%, a terceira mais elevada da Europa depois
da Grécia e da Espanha, a população portuguesa não se sente, actualmente, muito optimista. (via)

Quebre o ciclo

campanha impressa da Y&R do México para a ONG "Save The Children". Com o headline: “Quebre o ciclo: 70% das crianças abusadas tornam-se adultos abusivos" estas peças capturam na perfeição a mensagem e comunicam-na de forma explicita e directa! cada peça explica-se a ela própria.



















é de aplaudir de pé a direcção de arte desta campanha, que ganhou o Leão de Ouro na categoria Press no Festival de Cannes o ano passado (2012); mais do que merecido não acham?

masterclasse em marketing pela Squadra

a Squadra – Marketing & Sales Consultants vai dar inicio à primeira edição do Marketing Masterclass, dia 10 Maio, no Porto. A ideia de marsterclass parece-me muito bem e promete! um dia dedicado a compreender a importância da integração marketing & vendas na organização e a sua importância na dinamização do negócio (ver aqui programa).

em antecipação desta masterclass, "as Marcas que ficam" foram falar com o Rafael Cerveira, fundador da consultora Squadra. Fica aqui excerto da conversa! do que vi e ouvi, recomendo claramente!

"as Marcas que ficam": porquê organizar esta masterclasse em marketing? como surge a iniciativa?
Squadra: "Esta iniciativa surgiu pela aparente necessidade que existe nas Empresas/Gestores de relacionar de forma integrada as áreas da estratégia, marketing e vendas. O Marketing e “A” a “Z”,  apresentado de forma estruturada, numa perspetiva de gestão e de desenvolvimento dos negócios.
"as Marcas que ficam": o que torna esta masterclasse única? a que necessidades respode? qual é a sua proposta de valor
Squadra: "Esta Masterclass é um curso para executivos de 1 dia, para quem sente necessidade de desenvolver ou atualizar competências de gestão comercial,  de avaliar a posição competitiva da sua empresa / marca e de identificar novas dimensões que reforcem o seu posicionamento, de forma atrativa e relevante para o cliente final."
"as Marcas que ficam": quais os principais desafios (no bom e mau sentido) na organização de uma masterclasse em marketing.
Squadra: "Aqui o desafio é inovar, é preparar uma sessão intensiva e ímpar no mercado, que considere os conteúdos certos para promover uma boa aprendizagem, sempre acompanhados com exemplos práticos e boas práticas de atividades de marketing e vendas, sempre numa perspetiva de crescimentos dos negócios, com impacto positivo nas vendas."

o que é mais perigoso, um ovo Kinder ou uma Metralhadora?

a história infantil do Capuchinho Vermelho, o "jogo do mata" e o ovo de chocolate Kinder foram banidos nos Estados Unidos, enquanto as armas continuam presentes no quotidiano da maior parte das pessoas. É isso o que mostra a campanha que a agência Grey criou para a "Moms Demand Action For Gun Sense In America", associação que defende a criação de uma legislação que exerça um maior e melhor controlo sobre as armas.

a série impressa conta com três imagens que mostram, em cada uma delas, duas crianças a segurar cada um destes objectos, e um título que diz: "Uma das criança está a segurar algo que foi banido na América para a proteger. Adivinhe qual".




 
o vídeo mostra uma arma sendo disparada e cada bala com o nome de uma cidade onde ocorreram tragédias causadas por atiradores, como Columbine, Aurora e Newtown, para citar algumas. Enquanto isso, ouvimos a voz de pessoas falando a respeito, inclusive pais de vítima



independentemente de concordarmos com uma legislação mais ou menos "controladora", a acção, tendo em conta o objectivo, é em cheio. Que acham?