06/12/2020

a criatividade ao serviço da relevância em tempos de crise

muitos têm merchandising de eventos a que foram! eu sei que tenho. Mas ter merchandising dos eventos que nunca existiram?

a Uncancel Collection (https://uncancel2020.pt) é uma coleção de merchandising de eventos cancelados, cujas receitas revertem a favor da União Audiovisual e dos milhares de profissionais do sector dos espetáculos, festivais e eventos que estão a passar por tremendas dificuldades nestes tempos em que vivemos

 

além do merchandising dos eventos cancelados, para quem não deseje adquirir um dos produtos físicos disponíveis ou caso a coleção esgote, foi criada a t-shirt virtual “UNCANCEL COLLECTION”. Esta “e-shirt”, que também funciona com um conteúdo partilhável nas redes sociais, é um donativo direto aos profissionais do setor audiovisual que pode ser feito por particulares ou empresas e tem como objetivo sensibilizar para a causa, dentro deste conceito de ajudar quem mais sofre com o cancelamento dos eventos públicos


a iniciativa partiu da agência Stream and Tough Guy em parceria com a H2N, a NOSSA e a CorpCom (em regime pro bono). Falei com o  João Ribeiro, managing partner da Stream and Tough Guy, com quem tive o privilégio de trabalhar em conjunto no passado; partilho parte dessa conversa:

porquê esta iniciativa? [JR] “ao comprarem uma lembrança do evento que não aconteceu, os portugueses não estão apenas a comprar uma recordação de um espectáculo cultural ou desportivo que este vírus obrigou a cancelar mas estão, sobretudo, a ajudar os profissionais do setor na fase mais difícil das suas vidas. É uma forma de transformar o desperdício numa causa onde todos podem participar"

de onde surgiu a ideia? [JR] "a ideia surge quando pensámos que com os eventos cancelados deveria existir muito desperdício. Ligámos para promotores de espectáculos e marcas para validar esta observação. Falámos depois com a União audiovisual e ficaram muito surpreendidos e agradecidos por termos criado esta iniciativa para os ajudar"

alguma curiosidade com a implmentação da iniciativa? [JR] "As tshirts do rock in rio estavam no rio de janeiro (a organização tinha conseguido pôr em stand-by o merchandising do evento) e foram trazidas para portugal por hospedeiras amigas que voaram para o brasil e trouxeram nas suas malas de viagem. Fomos pessoalmente a paredes de coura buscar o merchandising do vodafone paredes de coura e do nos primavera sound. Algum do merchandising teve que ser lavado e passado a ferro por nós. Todo o merchandising é desinfectado. Somos nós que tratamos também do embalamento e envio" 
 
em baixo o flyer que cada pessoa que fez uma encomenda vai receber com a peça que comprou: "és um espetáculo"

a criatividade é sem dúvida um elemento chave à relevância em tempos de crise, este é um excelente exemplo! exige-se ao marketing e à publicidade o melhor que têm para materializarem e tornarem realidade iniciativas de mobilização para a promoção e desenvolvimento social

Sem comentários:

Enviar um comentário