o efeito de stroop

como fonte inspiradora  para o "pontapé de partida" deste blogue e como metáfora para aquilo que se pretende com este "as Marcas que ficam" escolhi falar-vos do efeito de Stroop.

o efeito Stroop é uma demonstração de interferência no tempo de reação de uma tarefa. Quando uma palavra, como azul, verde, vermelho, etc. é impressa numa cor diferente da cor expressa pela palavra de significado semântico (por exemplo, a palavra "vermelho", impressa em tinta verde), nomear a cor da palavra leva "muito" mais tempo do que quando o significado da palavra é congruente com a sua cor (para mais detalhes consultar: http://en.wikipedia.org/wiki/Stroop_effect). Aconselho a seguinte experiência interactiva do efeito de Stroop [link].

o efeito de Stroop interrompe a rotina instalada de interpretação dos estímulos visuais! obriga a parar e a ler de novo. Este blog fala sobre isso, aplicado às marcas; é sobre a capacidade das marcas gerarem interferência, de interromperem a rotina do consumidor, de sobressaírem e de serem capazes de se diferenciar! e por isso de perdurarem, porque são preferidas.

espero ser capaz de vos interessar com regularidade, apelando a tudo o que, no mundo das marcas, mereça o tag "efeito de Stroop" ;)