estratégia de marketing em período de crise

provavelmente dos melhores artigos que já encontrei sobre o tema! depois dos post's dedicados ao corte de investimento em marketing em períodos de crise (publicidade à beira do abismo parte 1 e parte 2) tinha de partilhar o artigo "How to Market in a Downturn" da Harvard Business Review (de 2009).

vale pela profundidade e rigor com que os autores analisam o que é estar no mercado durante um período de crise, assim como pela forma como apresentam e segmentam as principais alterações ao comportamento do consumidor neste período e respectivas tácticas a adoptar pelas empresas para cada um destes segmento de clientes. Por exemplo:

imagem: como o comportamento de cada segmento de consumidores muda























imagem: que ajustes às suas tácticas as empresas devem levar a cabo
























mas o texto é muito mais; outro exemplo: sendo um artigo sobre a gestão em tempos de crise também dedica uma secção do texto ao "Positioning for Recovery ", tema que é habitualmente esquecido! a crise não dura para sempre, e a recuperação tem de ser preparada ainda durante o periodo de crise, não depois e sem qualquer estratégia.

têm mesmo de ler o artigo, aqui.