websites vary prices, deals based on users' information

segundo Wall Street Journal os preços comunicados no sítio da Internet de empresas como a Staples podem variar consoante a localização do cliente (identificada via IP Adress), conseguindo desta forma apresentar, em simultâneo, preços diferentes para os mesmos produtos para pessoas diferentes (ou melhor, em localizações diferentes)! mais, se a localização estimada do cliente for dentro de uma zona de influência de uma loja concorrente (num raio de 20 milhas) apresentam um preço com desconto comunicado.

nada que o retalho especializado já não faça loja a loja consoante os micro-mercados; lojas em locais diferentes tendem a praticar preços diferentes consoante o poder de compra dos "moradores"; mas tal é feito com algum cuidado deixando ao cliente a sensação de preços diferentes mas sem poder confirmar em tempo real, porque mesmo que visite outra loja será algum tempo depois, e certamente já não se vai lembrar dos preços todos. As páginas de Internet dedicadas à comparação de preços irão "minar" esta estratégia de princing? e a Internet móvel ou nos telemóvies! será que vou passar a comprar online quando passar de carro numa zona de preço mais interessante ;)

ver notícia completa aqui