a minha escultura é maior que a tua: uma celebração de grandes marcas

o artista Gerry Judah, no âmbito do festival de automobilismo "Goodwood Festival of Speed" desenvolveu para a Porsche (2013) uma instalação que é, simplesmente, de cortar a respiração




















sim, são carros em tamanho real. O que me levou a pensar, que ENORME acção de activação da Porsche. Vejam o vídeo:



tinha por isso inha de "postar" a coisa, como é óbvio =pp Na pesquisa necessária ao post, o que descubro? o portfólio completo do autor... carregado, carregadinho, de instalações do género para as grandes marcas de automóveis!! ESPANTEM-SE:

a instalação para a Lotus desenvolvida em 2012 para o mesmo festival:



















a instalação para a Audi (2009), na celebração do centenário desta marca de automóveis:




















a instalação para a Land Rover (2008) ao celebrar os 60 anos da marca:


























a instalação para a Ford (2003) para celebrar a triologia de vitórias dos GT40 sobre os Ferraris em Le Mans em 1966:





















e existem mais, para a Jaguar, para a Alfa Romeo, ... é um never ending de grandes instalações a celebrar grandes marcas (podem ver todas aqui). A melhor maneira de terminar este ano de 2013 para o "As marcas que ficam" só mesmo com um post que celebra as marcas desta forma tão espetacular =D deixo-vos com a imagem da instalação que deu inicio a tudo isto, da Ferrari (1997), claro:

















que 2014 esteja recheado de bons exemplos de gestão de marca, é o que desejo =pp

a mensagem certa, à pessoa certa, no momento certo

a frase do titulo deste post é de Jonathan Nelson, CEO da Omnicom Digital e que Garett Sloane cita na edição da AdWeek desta semana, no artigo "This Is Advertising's Next Great Leap Forward: Right message, right person, right time", que aconselho seriamente a leitura (aqui)

este artigo fala do proximo grande passo para a evolução do mercado digital de publicidade, mais concretamente do papel do "sequential messaging" ("the ability to leap across screens") nessa evolução

o foco "excessivo" no digital, faz às vezes esquecer a "figura completa" no mercado de publicidade. É muito interessante verificar que a quota de mercado do Digital cresce "à custa" da perda de quota do meio impresso (revistas e jornais) e em parte, da rádio. Porque a TV, na verdade, cresce quota de mercado!

isto é evidente no gráfico em baixo, do artigo "10 Things You Should Know About the Global Ad Market" da Ad Age (aqui)













sem dúvida que a conclusão é valida:
"The internet in 2013 passed newspapers to become the world's second-largest ad medium, behind TV, according to ZenithOptimedia. The internet now captures one in five ad dollars."
acrescentaria uma dado, que retiro da minha experiência, a TV continua a ser o grande meio de comunicação em massa, mas enquanto antigamente quem lia jornais e revistas também via televisão, os meios tinham uma grande sobreposição, o mesmo não acontece com o digital. O digital têm uma zona crescente de exclusividade, retirando os que vêm TV com o smartphone ligado ou o tablet no colo, existe um segmento cada vez maior que simplesmente deixaram de ver TV. O que acham?  

Adidas dá bolas por bebés

no dia de lançamento da bola oficial do campeonato do mundo, a Adidas Brazil decidiu presentar todos os bebés nascidos nesse dia com a “Brazuca”, nome escolhido para a bola oficial do campeonato. A acção “Eu sou Brazuca” teve como base a maternidade "Amparo Maternal", em São Paulo, mas estendia-se a todos os bebés nascidos no 3 de dezembro

 














a ideia era promover o bom ambiente em torno do mundial, na semana do sorteio dos grupos para o torneio. Para receber o “presente”, bastava ir até um dos 12 postos de troca (um em cada cidade-sede) nos dias 6 e 7 de dezembro e apresentar a certidão de nascimento.

os primeiros bebés a serem presenteados com a bola do mundial foram Julia Cecília e Kaio Thalles =pp ganharam a Brazuca das mãos do avançado do São Paulo, Osvaldo

uma ação simples, de extrema proximidade com as pessoas, que é como os Brazileiros sentem a Copa. Clap Clap à Adidas, que não se limitou ao press release e levou a acção até ao fim, como se pode ver na fotografia

olha o avião!! ou será antes olha a pizza?!

#LookUp: a British Airways criou um cojunto de outdoors digitais que interagem com os aviões que voam por cima deles. Colocados em vários locais da cidade de Londres sob as principais rotas de aproximação ao aeroporto de Heatthrow, os outdoors detectam a passagem dos aviões e imediatamente mostram uma criança a apontar para o avião que passa.















o outdoor apresenta também informações sobre o avião, o número do voo e o seu destino como por exemplo eventos, temperatura, etc... transversal a toda a campanha, a hashtag #lookup garante a presença nos "social media". Vejam o vídeo em baixo




#LookDown: a Domino's Pizza a satirizar com a ação da BA criou o outdoor "olha, é uma pizza pepperoni". O entregador de pizza ao passar pelo outdoor faz a criança levantar-se e apontar para baixo, para o entregador. Dizem que a mensagem é diferente consoante a pizza que passa #lol. E nem a hashtag foi esquecida, de #lookup para #lookdown. Vejam o vídeo em baixo:



acho que está aqui um bom exemplo de como usar a tecnologia ao serviço da publicidade, nomeadamente na comunicação outdoor (na campanha da BA). Mas também como a "interacção" entre marcas, seja a sério seja a brincar, pode ser bem utilizada.

abóbada da Capela Sistina reproduzida num Fiat 500

o tecto da Capela Sistina, uma das mais importantes obras de arte da humanidade, foi reproduzida num modelo Fiat 500L
















a acção decorreu no LA Auto Show, nos Estados Unidos, e foi criada pela agência Sapient Nitro. Tinha com objectivo mostrar como o veículo é espaçoso por dentro. O progresso a obra foi gravado em 6 vídeos, um por cada dia de pintura.













a ideia criativa é TOP, mesmo!! um luxo. Gostei. Mas a bem da viralidade da coisa bem podia ter sido feito 1 vídeo em vez de 6... O que acharam?