de repente o "marketing" como o conhecemos está morto! e deve ser, urgentemente, substituído
pelo "growth hacker"! Silicon Valley - e o COVID-19 - assim o ordenam. E o que é um growth
hacker? nas palavras de Andrew Chen, no artigo "Growth Hacker is the new VP Marketing"
"Growth hackers are a hybrid of marketer and coder, one who looks at
the traditional question of “How do I get customers for my product?” and
answers with A/B tests, landing pages, viral factor, email
deliverability, and Open Graph. On top of this, they layer the
discipline of direct marketing, with its emphasis on quantitative
measurement, scenario modeling via spreadsheets, and a lot of database
queries. If a startup is pre-product/market fit, growth hackers can make
sure virality is embedded at the core of a product."
e o "direct marketing" aparece novamente como o futuro do marketing ;) só que hoje são "cliques", em vez de cupões de jornais! de repente o digital parece ser a única salvação do marketing, e o growth hacker o seu messias! nas palavras de Ryan Holiday,
"Growth hacking threw out the playbook of traditional marketing and replaced it with only what is testable, trackable, and scalable. Its tools are emails, pay-per-click ads, blogs, and platform APIs instead of commercials, publicity, and money. While traditional marketing chases vague notions like “branding” and “mind share,” growth hackers relentlessly pursue users and growth — and when they do it right, those users beget more users, who beget more users. They are the inventors, operators, and mechanics of their own self-sustaining and self-propagating growth machine that can take a start-up from nothing to something”
por mim tudo bem... mas não sem antes perceber que quase metade do tráfego da Internet vem de bots - aplicações de software que executam tarefas automatizadas para quase tudo o que se possa imaginar na Internet... o que nao acontecia com os cupões dos jornais...
em 2019, segundo dados do recente "Bad Bot Report - Bad Bots Strike Back (2020)" da Imperva (link), o tráfego de "bad bots" atingiu o valor mais elevado de sempre, representando 24,1% de todo o tráfego na Internet. Se acrescentarmos a atividade dos "good bots", percebemos que 37,2% do tráfego na Internet não é humano. Por sua vez, o tráfego humano na Internet aumentou em 1,1%, para 62,8% do total
a boa noticia, é que em 2014 só pouco mais de 40% do tráfego na Internet era Humano, hoje ultrapassa os 60%. A má noticia é que, quase 40%, ainda são bots...
eu não estou por isso preparado para deixar a minha profissão nas mãos de bots, bons ou maus ;)
até porque os "good bots" podem enviesar os analytics da web, fazendo com que algumas páginas pareçam mais populares do que realmente são. Por exemplo, se fizer publicidade do seu website, os "good bots" podem gerar uma impressão, mas esse clique no anúncio nunca se converte no funil de vendas, porque não é uma pessoa
contas "por alto", para um CTC de 1 eur, se tivermos 100 cliques, 60€ do investimento foram efetivos, 40€ foram diretamente para a plataforma anunciante (provocada por bots, mas que o anunciador paga e a plataforma cobra)... por isso na verdade a campanha não chegou a 100 pessoas,
chegou a 60 e o CTC real foi de 1,67€
se os analytics do website estiverem poluídos com bots, qualquer decisão baseada na origem desse tráfego está potencialmente "viciada". Ser capaz de separar inteligentemente o tráfego gerado por utilizadores humanos legítimos, "good bot", "bad bots" é essencial para a tomada de decisões comerciais informadas
por isso, como diria Yoda "So certain were you. Go back and closer you must look"
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