25/01/2013

e tu, que marca tatuavas?

tatuar uma marca estará certamente entre os comportamentos de maior reconhecimento por parte do consumidor de uma marca; denota exclusividade, lealdade e o claro desejo de demonstrar um grau incomparável de devoção

eu imagino que a marca mais tatuada de sempre será, provavelmente, a Harley-Davidson! isto porque esta mota, mais do que um produto, se tornou o símbolo, um ícone de um estilo de vida. Falar em Harley-Davidson é carregar num botão que monta imediatamente na nossa mente uma narrativa à volta da liberdade, rebeldia, atitude, conquista e poder  

a notoriedade, envolvimento e lealdade a uma marca, mais do que pela herança ou quota de mercado, vem pela capacidade da mesma em entregar e comunicar um beneficio tangível (a "promessa" da marca) e em ser capaz de projectar uma verdade ("significado") que o público irá confiar, seguir e partilhar

desde que Al Ries e Jack Trout escreveram o livro "Positioning: the battle for your Mind" que ficou claro que o verdadeiro desafio de todas as marcas é conseguir construir na cabeça dos consumidores uma narrativa/um significado tão forte que as leve a usar a própria marca no seu dia a dia,  como símbolo, como representante, de um estilo de vida (como Harley e rebeldia), de uma emoção ou sentimento (como Volvo e "segurança") de uma forma de estar na vida (como Apple e "think different")

se eu tatuasse uma marca? confesso que ainda estou na dúvida; mas já agora, e vocês, que marca tatuariam?

2 comentários: