era de esperar que surgisse alguma coisa dedicada a equilibrar este resultado paradoxal da internet móvel e das redes sociais: estamos todos ligados mas, na verdade, nunca estivemos tão separados. Qualquer um de nós já esteve nesta situação: sentados a uma mesa, a jantar, a tomar um café, e todos agarrados ao telefone... nem uma palavra! situação ainda mais awkward, todos a fazer like e a comentar uma fotografia que acabaram de tirar juntos. A capa da revista The New Yorker de Julho de 2012 não poderia ser mais clara:
a sociedade civil já o percebeu e deu um passo interessante, com a criação de vários movimentos, do qual salientava o "Disconnect revolution" (aqui) que criou um video que se tornou, com mais ou menos impacto, num passo importante para dar visibilidade a este paradoxo.
as marcas também não andam propriamente distraidas, nomeadamente aquelas que podem ser directamente afectadas por este movimento de "disconnect and enjoy", ou seja, as empresas de telecomunicações.
e por isso mesmo, já em 2010, a DTAC Tailândia lançou a campanha "Disconnect to Connect", cujo video é em tudo semelhante ao anterior, quer nos objectivos, quer no conteúdo.
eis que este natal, a Vodafone surge com este anúncio na televisão, cujo mote da acção, como "postado" pelo gestor do canal da Vodafone PT no Youtube, é "há dias em que a melhor forma de nos ligarmos... é desligarmos"
claro que o grande desafio que as empresas de telecomunicação vão ter de enfrentar é como gerir as opiniões contraditórias que vão surgir, uns a achar que isto é responsabilidade social, outros que é publicidade contra eles prórprios! e nem de propósito vejam os dois comentários a este vídeo da vodafone
outras marcas começam também a dar dimensão ao fenómeno! a revista "Go Outside", lançou este mêm uma campanha com o mesmo mote, uma campanha impressa chamada "Jailhouses" ;) deixo-vos com as imagens
existem de certeza mais campanhas à volta deste tema e a dar dimensão, a materializar esta tendência de "desligar para ligar". Se conhecerem outras campanhas ou acções que sejam exemplos deste movimetno por favor partilhem aqui! vai ajudar a perceber a evolução do fenómeno.
a sociedade civil já o percebeu e deu um passo interessante, com a criação de vários movimentos, do qual salientava o "Disconnect revolution" (aqui) que criou um video que se tornou, com mais ou menos impacto, num passo importante para dar visibilidade a este paradoxo.
as marcas também não andam propriamente distraidas, nomeadamente aquelas que podem ser directamente afectadas por este movimento de "disconnect and enjoy", ou seja, as empresas de telecomunicações.
e por isso mesmo, já em 2010, a DTAC Tailândia lançou a campanha "Disconnect to Connect", cujo video é em tudo semelhante ao anterior, quer nos objectivos, quer no conteúdo.
eis que este natal, a Vodafone surge com este anúncio na televisão, cujo mote da acção, como "postado" pelo gestor do canal da Vodafone PT no Youtube, é "há dias em que a melhor forma de nos ligarmos... é desligarmos"
claro que o grande desafio que as empresas de telecomunicação vão ter de enfrentar é como gerir as opiniões contraditórias que vão surgir, uns a achar que isto é responsabilidade social, outros que é publicidade contra eles prórprios! e nem de propósito vejam os dois comentários a este vídeo da vodafone
outras marcas começam também a dar dimensão ao fenómeno! a revista "Go Outside", lançou este mêm uma campanha com o mesmo mote, uma campanha impressa chamada "Jailhouses" ;) deixo-vos com as imagens
existem de certeza mais campanhas à volta deste tema e a dar dimensão, a materializar esta tendência de "desligar para ligar". Se conhecerem outras campanhas ou acções que sejam exemplos deste movimetno por favor partilhem aqui! vai ajudar a perceber a evolução do fenómeno.